De Iván G. Peyré Tartaruga e Fernanda Queiroz Sperotto.
No último sábado (07/07/2012) assistimos ao espetáculo de músicas Andalusí e flamenca de Jallal Chekara (voz e violino), Vicente Gelo (voz) e Tino van der Sman (guitarra). Música da melhor qualidade e muito particular. A música Andalusí (al-ála) surgiu na cidade de Córdoba na Espanha, no século IX, música na qual estão presentes a Espanha meridional, o mundo árabe e o norte africano. Para não deixar por menos, temos ainda a música flamenca, um gênero posterior do sul da Espanha, que preserva raízes cristãs, dos mouros e dos ciganos.
Uma verdadeira mistura fina de geografias.
Como não era possível gravar ou tirar fotos do espetáculo recomendamos assistir a uma pequena apresentação desse grupo a seguir:
Disponível em: http://youtu.be/1rUrQHPu3d0.
Essa apresentação faz parte do XIII Ciclo de Concertos "Noches en los Jardines del Real Alcázar" de Sevilha (Espanha) que reúne 75 apresentações, de 11 de junho a 24 de agosto de 2012, das mais diferentes vertentes musicais: antiga (Medieval, Renascimento e Barroca), Clássica (Classicismo, Romanticismo, Impressionismo, Nacionalismos,...), Flamenco, do mundo (América, Atlântico e Mediterrânea) e outras.
Sites relacionados:
- Sobre a apresentação e a biografia dos músicos: http://www.actidea.es/nochesalcazar2012/grupos/jallal-chekara-flamenco.
- XIII Ciclo de Concertos "Noches en los Jardines del Real Alcázar": http://www.actidea.es/nochesalcazar2012/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário